CMEB

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PPP 2012






PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
(P.P.P.)

















Projeto político pedagógico do CMEB Profª. Lívia Lorene Bueno Maia, a ser desenvolvido no ano de 2012, pelos os profissionais e colaboradores desta Unidade Escolar.








Arraias – To – 2012

























Dedicamos este documento orientador aos educadores, e profissionais, que acreditando na melhoria da qualidade do ensino desta instituição, rompem as barreiras estigmatizastes do saber formal, e a plena formação do cidadão.


Autores: Toda equipe escolar e seus seguimentos, Pais, comunidade local e o Conselho escolar.
Arraias – To – 2012

APRESENTAÇÃO

Este Projeto Político Pedagógico aborda eixos norteadores cuja meta principal é de proporcionar um atendimento de qualidade aos educandos e profissionais visando seu desenvolvimento holístico como pessoa humana.
O CMEB Profª. Lívia Lorene Bueno Maia, tem por finalidade: atender o disposto nas Constituições Federal e Estadual, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente, ministrar a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos observadas em cada caso, a legislação e as normas especificamente aplicáveis.
Nesta ótica a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) em seu artigo 22 rege –  “A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar - lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e oferecer – lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.
A Escola oferecerá aos seus alunos serviços educacionais com base nos princípios emanados das Constituições Federal e Estadual, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Elaborado coletivamente levando em conta as necessidades coletivas da escola, visando implantar inovações no seu cotidiano. Ficando definidas linhas de ações compartilhadas, traduzindo aquilo que a comunidade escolar considera como prioritário para melhorar as atividades da escola.

  Função Social da Escola:
            Promover, ao aluno, acesso ao conhecimento sistematizado e, a partir deste, a produção de novos conhecimentos. Preocupar-se com a formação de um homem consciente e participativo na sociedade em que está inserido.


O presente é um documento de identidade da escola, que servirá como norteador dos trabalhos a serem desenvolvidos no ano de 2012.




INTRODUÇÃO

“Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de idéias”.
(Augusto Cury).

Vivemos em uma sociedade em constantes mudanças sócia – econômica, política, cultural, tecnológica e cientifica, onde a educação está submetida às novos parâmetros que leva a uma constante revisão de suas praticas pedagógicas. 
Mediante  essas transformações e mudanças de paradigmas, a escola recebe alunos com diferentes formações morais, culturais e situações econômicas diferenciadas, necessitando empreender um esforço coletivo para vencer os desafios e entraves que inviabilizam a construção de uma escola pública que eduque de fato para o exercício pleno da cidadania e seja instrumento real de transformação social, espaço em que se aprenda a aprender, a conviver e a ser com e para os outros, contrapondo – se ao atual modelo gerador de desigualdades e exclusão social que impera nas políticas educacionais de inspiração neoliberal.
Nesta perspectiva o Projeto Político Pedagógico se torna indispensável, como eixo norteador das atividades escolares tendo como meta principal torna os educandos cidadãos críticos reflexivos, participativos e ativos dentro do contexto social em que se encontram inseridos.

A construção da escola democrática constitui, assim, um projeto que não é sequer pensável sem a participação ativa de professores e de alunos, mas cuja realização pressupõe a participação democrática de outros setores e o exercício da cidadania sem ser em co - construção” (Lima 2000, p.42.
DADOS DA IDENTIFICAÇÃO








1. Mantenedoras
  • Prefeitura Municipal de arraias.
CNPJ: 01.125.780/0001/69
Rua Coronel Otavio Magalhães nº. 01 1º andar
Centro – Arraias – To
Fone: 3653 – 1370 / Fax: 3653 - 1451
E-mail: administração.arraias@hotmail.com
  • Associação de Apoio (PDDE)
Rua Elano de Paula, Setor Laranjeiras
CNPJ: 08.028.632/0001-75
Data de criação: Aos 24 de maio de 2006.
Fone: 3653 1836.

1.1 Nome da Escola
Centro Municipal de Educação Básica
Profª. Lívia Lorene Bueno Maia
1.2 Fundação
01/04/2003 Lei Mun. Nº. 662/2003 e renomeada pela Lei sobre o nº. 761/2007 de 17/09/2007.
1.3 Autorização
?
1.4 Reconhecimento
?

1.5 Turno de funcionamento
Matutino: período das 7:30 às 11:30
Vespertino: período das 13:00 às 17:00
Noturno: período das 19:00 às 23:00

1.6 Nível de ensino ofertado
Educação Infantil de 4 a 5 anos;
Ensino Fundamental de 1º ao 4º ano;
EJA – 1º segmento.

MISSÃO DA ESCOLA

Oferecer um ambiente educativo de aprendizagem, respeito e disciplina garantindo o exercício dos direitos e deveres, promovendo a socialização e convivência, bem como fortalecer a noção de cidadania e igualdade, combatendo a discriminação.


HISTÓRICO DA ESCOLA

Arraias é uma cidade histórica, foi fundada pelas capitanias de são Paulo por volta de 1.740 através da exploração de minas de ouro que ficava na chapada dos negros. Mais tarde essa comunidade foi transferida para outra localidade hoje denominada Arraias. Da união entre as raças negra, índio e branco nasceu o tipo criolado que ainda hoje povoa a região. A população tem uma cultura predominante e historicamente conservadora.  A economia do município de Arraias, tem suas bases na agropecuária de subsistência.
A escola foi criada com o nome Escadinha do Saber em 1º de abril de 2003, com o objetivo de atender com uma educação pública e de qualidade a comunidade na faixa etária de 5 e 6 anos.
Inicialmente a escola funcionou uma sede na Rua Domingos Pires Setor Arnaldo Prieto e uma extensão no Setor Buritizinho atendendo a 97 alunos com o seguinte quadro de funcionários:



Setor administrativo
            Diretora: Juliana Barbosa Chimenes
            Coordenadora Pedagógica: Antônia Flora V. de Melo
Assist. Administrativos: Elias Vaz Chaves, Sérgio Ferreira Lima, Rubens Oliveira Almeida
Professores:

Ana Cláudia Rodrigues de Paiva
Eliene Moura de Sena Amado
Jesuíta Serafim dos Reis
Joaquim Serafim dos Reis
Marcileide Nolasco da cunha
Marcilene de Araújo Costa
Natalina Soares da Silva 
Nicole Vargas de Souza Barreto
Mauralice Ribeiro dos Santos
Maria Gonçalves Taveira da Silva
Patricia Barbosa Gomes


Auxiliares de Serviços Gerais
Cecilia Florêncio Ramos
Josenice  Santos Fernandes
Marly da Conceição F. de Oliveira
Rosimária Ferreira dos Santos
Tânia Cristina T. Santos Carvalho


         Secretária Municipal de Educação
Alessandra Ramalho dos Santos

Em dois mil e seis houve a implantação do Ensino Fundamental de nove anos e a escola passou atender somente o 1º ano. No ano de dois mil e sete (2007) a escola atende novamente o pré – escolar e passou a oferecer o 2º ano. Em 2008, além do pré – escolar 1º e 2º ano a escola passou a oferecer o 3º ano do ensino fundamental, e a educação de Jovens e Adultos (EJA) 1º seguimento.
Atualmente a escola atende 214 alunos matriculado em 3 turnos, conta com 11 professores, a maioria com nível superior Licenciados em Pedagogia, 1 Diretor escolar – Pedagoga e Especialista em Gestão Escolar, 1 Coordenadora formada em Pedagogia e 6 auxiliares de serviços gerais.


A clientela do CMEB profª. Lívia Lorene Bueno Maia, é de classe media e baixa, predominante de famílias onde pais e mães trabalham fora como funcionário, em órgãos público municipal, estadual, federal, doméstica atendente de comércios, vaqueiros e autônomos.
Esta Unidade Escolar desde sua criação funciona em casas ou cômodos locados pela prefeitura e é mantida pela mesma em todos os aspectos, a qual procura oferecer uma estrutura física adequada às condições educativas das crianças dessa fase.
A escola também conta com associação de Apoio o PDDE, dinheiro direto na escola, a verba é repassada anualmente. Onde e gerenciada pela Associação para compra de materiais permanentes e uso continuo e comunidade escolar.
A escola tem como meta formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade para assumirem de fato um papel ativo na transformação da sociedade. Para somar e enriquecer o trabalho pedagógico desta Unidade Escolar são desenvolvidos projetos relacionados com o contexto social dos alunos de forma interdisciplinares e bastante abrangentes.
Além dos projetos, a escola apresenta em sua Proposta Pedagógica, que fundamentam todas as ações escolar, objetivos e metas que serão desenvolvidas durante o ano letivo. Em algumas ações temos como parcerias a Secretaria Municipal de Saúde, Psicóloga tanto do Município quanto do Estado, Nutricionista, Odontologia (Saúde Bucal) Hospital Comunitário de Arraias, escolas Estaduais e o. A estrutura Curricular e a estratégia de matricula da escola seguem a Estrutura Curricular e a Estratégia de Matricula e regimento Interno seguem as normas da Secretaria Municipal de Educação.
Dentro dos facilitadores do processo, a escola conta com equipe comprometida com o ensino - aprendizagem, associação de apoio à escola, o Conselho Escolar e a participação dos pais.
Os dificultadores do processo são: o espaço físico próprio; material permanente; maior investimento financeiro.






OBJETIVO GERAL

 Garantir uma Escola de qualidade, democrática, participativa e comunitária, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento do educando, preparando-o para o exercício e direitos e o cumprimento dos deveres, sinônimo de cidadania. Possibilitando o crescimento humano nas relações interpessoais, bem como proporcionar a apropriação do conhecimento elaborado, tendo como referência à realidade do aluno, de uma consciência crítica que lhe amplie a visão do mundo. visão esta que
.poderá dar-lhe condições de uma leitura interpretativa dos fatos sociais, das relações intra e interpessoais e dos homens com a natureza. Dando-lhe condições de realizar seu bem-estar pessoal e o usufruto dos bens sociais e culturais postos ao alcance dos cidadãos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

v  Proporcionar o desenvolvimento da organização e a autonomia necessária à elaboração de conhecimento;
v  Desenvolver a habilidade de adequar o discurso oral as situações comunicativas, considerando o interlocutor e a linguagem a ser utilizada;
v  Possibilitar a participação em intercâmbios sociais, desenvolvendo a habilidade de falar e de ouvir;
v  Aproximar os pais às atividades da escola como parceiros;
v  Reconhecer e respeitar a qualidade da própria cultura, valorizando – os criticamente, enriquecendo a vivencia da cidadania;
v  Desenvolver a compreensão de forma crítica sobre a desigualdade social como um problema de todos e como uma realidade possível de mudanças;
v  Desenvolver uma visão ampla de todos os aspectos da escola, provendo um ambiente saudável e que favorece a aprendizagem.
v  Conhecer o aluno, observar e categorizar as suas necessidades e a partir desta constatação, pensar em um planejamento concreto que faça a relação das vivências para o conhecimento científico.
v  Diminuir os índices de repetência em relação aos dados estatísticos de 20



PRINCÍPIOS NORTEADORES E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS.

EPISTEMOLOGICO:

            A escola é uma instituição social construída e constituída com objetivos explícitos: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e efetivas dos alunos, por meio da aprendizagem de conteúdos, conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes e valores para tornarem cidadãos participativos na sociedade em que vivem.
            Partindo do principio de que todo ser humano é diferente tanto físico quanto psicologicamente conclui – se que o aprendizado também ocorre de forma diferenciada.
            Portanto a Educação Inclusiva é um processo gradativo que permite aos sistemas se adequarem à nova realidade educacional, construindo praticas institucionais e pedagógicas que garantam a qualidade de ensino a todos os educandos.
            Nesse sentido a unidade escolar deve desenvolver suas atividades visando à inclusão de todos os educandos independentes de cor, raça, credo ou outras diferenças individuais.

Eixos Norteadores:

Aprender a aprender.
Valores: respeito, solidariedade, disciplina, coletividade.
Trabalho unificado – coletivo.  
Criar para humanizar.  
Compromisso e comprometimento Fundamentos éticos- Pedagógicos

 O Trabalho Pedagógico
 Para refletir sobre a função social da escola nos referendamos a (Proposta Pedagógica e Curricular).  Que permite:
1. Trabalhar valores culturais, morais e físicos;
2. Integrar elementos da vida social aos conteúdos trabalhados;
3. Compreender este aluno como um cidadão que deve ser um agente transformador da sociedade, além de crítico, responsável e participante.

            A escola deve ser crítica, reflexiva e possibilitar a toda a comunidade um projeto político pedagógico consolidado pela colaboração mútua e o exercício da construção coletiva desencadeando experiências inovadoras que estão acontecendo na escola.
“... a escola, por si só não forma cidadãos, mas pode preparar instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam se firmar e construir a sua cidadania” (autor desconhecido).

            A comunidade escolar repensa constantemente o seu papel pedagógico e sua função social, para tanto, se faz necessário refletir sobre a escola que temos se voltada para os interesses políticos e internacionais, se discriminadora e produtora de mecanismos de controle que impede que os nossos alunos consigam enfrentar em condições de igualdade ou como melhor enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

 VISÃO

De Mundo: O mundo é o local onde ocorrem as interações homem-homem e homem-meio social caracterizadas pelas diversas culturas e pelo conhecimento. Devido à rapidez do processo de assimilação das informações e pela globalização torna-se necessário proporcionar ao homem o alcance dos objetivos materiais, políticos, culturais e espirituais para que sejam superadas as injustiças, diferenças, distinções e divisões na tentativa de se formar o ser humano que se imagina. Isto será possível se a escola for um espaço que contribua para a efetiva mudança social.

 De Sociedade: Somos uma sociedade capitalista, competitiva baseada nas ações e resultados, por isso precisamos construir uma sociedade libertadora, crítica, reflexiva, igualitária, democrática e integradora, fruto das relações entre as pessoas, caracterizadas pela interação de diversas culturas em que cada cidadão constrói a sua existência e a do coletivo
De Homem: O homem, na atualidade, é um ser competitivo e individualista, resultado das relações impostas pelo modelo de sociedade em vigor. No entanto, a luta deve ser por um homem social, voltado para o seu bem próprio, mas, acima de tudo, para o bem estar do grupo do qual faz parte. O homem, que modifica a si mesmo pela apropriação dos conhecimentos, modifica também a sociedade por meio do movimento dialético do social para o individual para o social. Destarte, torna-se sujeito da história.

 De conhecimento : O processo educacional deve contemplar um tipo de ensino e aprendizagem que ultrapasse a mera reprodução de saberes “cristalizado” e abrange um processo de produção e de apropriação de conhecimento, possibilitando, assim, que o cidadão torne-se crítico e que exerça a sua cidadania, refletindo sobre as questões sociais e buscando alternativas de superação da realidade. A educação segundo FREIRE (1996) é sempre uma forma de intervenção no mundo, para mudá-lo ou para mantê-lo como está. Nesta direção, se o nosso projeto político-pedagógico for construído numa perspectiva emancipatória, a educação desenvolvida pela escola tem que contribuir para recuperar a voz perdida, negada, silenciada da mulher, do negro, do índio, do camponês, da classe excluída, recuperar sua história, questionar o porquê de seu silêncio, da submissão e opressão vivenciadas. Se quisermos uma educação que vise à transformação, é necessário questionar estas relações, não aceitá-las como naturais, como insuperáveis, como se nada tivessem a ver conosco. Se os educandos e a própria comunidade não tiverem a sua história contada, valorizada e suas praticas culturais compreendidas, eles possuem mais dificuldade para se compreenderem no mundo, valorizarem seu saber, sua cultura e terem referências de identificação social.

FUNDAMENTOS DIDÁTICOS – PEDAGÓGICOS
            Numa perspectiva emancipatória, a escola, além de ser uma experiência social, um espaço de reconstrução do conhecimento, deve se constituir numa esfera de reflexão crítica acerca das implicações políticas desse conhecimento e dessa experiência sócio-cultural, o que implica conforme SANTOMÉ (1995), por analisar criticamente o legado cultural da sociedade, compreender os pressupostos, as normas, os procedimentos subjacentes às diferentes práticas e conteúdos escolares. Constitui - se num dos espaços fundamentais na produção de sujeitos. Neste sentido, dar voz a todos os sujeitos envolvidos no processo pedagógico, incluir os diferentes saberes e formas culturais, criar espaços de participação e vivência da democracia faz diferença quando nos propomos a contribuir com a construção de uma sociedade democrática.
            Ao longo da história a escola assumiu diferente papeis na formação do homem e da sociedade de acordo com a realidade de cada época. No Brasil, a escola foi por muito tempo um lugar privilegiado destinado à elite dominante.
            Hoje, porém, com o reconhecimento da educação como uma das condições essenciais para o desenvolvimento do país, a escola pública tornou – se abrangente, tendo como principio legal, oferecer a todos os brasileiros igualdade de condições para o acesso e permanência com sucesso na escola.
            O grande desafio da escola pública brasileira hoje é assegurar a todos uma educação de qualidade, de modo a oferecer uma instrumentalização cientifica, técnica, critica e criativa para que a escola possa cumprir com a sua responsabilidade social que é a formação plena do educando e a construção de uma sociedade mais justa e solidária, conforme determina a Constituição Federal em seu art.205 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, art.2º.
“A educação, dever da família e do Estado, inspirado nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando seu preparo para desenvolvimento do educando seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
            O papel da escola implica, portanto, o enfrentamento de demanda global e especificidades locais. O ensino por sua vez, não se realiza só através de conteúdos socialmente acumulados, mas, principalmente por meio das relações que nos estabelece diferentes aspectos e dimensões da vida. Educadores e educandos devem ser preparados para conceber a educação como um processo permanente de aprendizagem e reconstrução do conhecimento que propicie o aprender a conhecer, a fazer, a ser a conviver em grupo.
AVALIAÇÃO
FUNDAMENTOS ÉTICOS PEDAGÓGICOS
            O Campo ético é constituído por valores e obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é das virtudes. Estas são realizadas pelos sujeitos moral, principalmente constituinte da existência ética.
            Sabe - se que o educador deve assumir um papel fundamental na construção de hábitos, valores e atitudes, princípios indispensáveis na formação para a cidadania. Portanto a relação aluno x professor na apropriação de conhecimentos deverá ser uma relação de ajuda e respeito, sujeito x sujeito e não sujeito x objeto.
            No entanto, todas as relações e situações vividas na escola, dentro ou fora da sala de aula em que envolvem todos os sujeitos da comunidade escolar tanto da parte administrativa quanto da parte pedagógica e educandos fazem parte do convívio escolar, e esta relação exige valores e atitudes saudáveis uma vez que o que se busca é a formação plena do cidadão crítico e participativo, consciente de seus direitos e deveres enquanto cidadãos.
            Os educadores estão sendo desafiados a mudar e a inovar. Inovar com o intuito de atender às expectativas da atual sociedade. Mudar para adquirir novas técnicas metodológicas capazes de transformarem o espaço escolar do aprendiz em algo dinâmico significativo e participativo, proporcionando a teoria da pratica com uma postura interdisciplinar, permitindo assim a criação de destrezas para com a vida.
                        A escola com seu quadro funcional deve estar, sempre visualizando a estética escolar, no intuito de desenvolver ações que estimulem à criatividade, a curiosidade, a emoção de seus educandos nas diversas manifestações artísticas e culturais.

ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
v  Estrutura física da escola:
            O CMEB Profª. Lívia Lorene Bueno Maia, por não possuir uma sede própria, está localizada em uma casa alugada na Rua Elano de Paula e Souza, Setor Laranjeiras sendo composta de 5 salas uma sala onde funciona a biblioteca, 1 sala onde funcionam a secretaria e a diretoria, 1 cantina, 1 banheiro para uso geral dos alunos e dois banheiros para uso dos funcionários.
v  Recursos Humanos
            O quadro funcional da escola é composto com seguinte quadro de funcionários:
·         01 diretor graduada em Pedagogia, especialista em Gestão Escolar.
·         01 Coordenador graduada em Pedagogia; especialista em Gestão Escolar
·         10 Professores Graduados em Pedagogia;
·         01 cursando o curso de Pedagogia
·         03 Merendeiras
·         03 auxiliares de serviço gerais;
v  Recursos Financeiros:
            O recurso financeiro que devem ser alocados para execução deste projeto, tem origem nos repasses da Instituição mantenedora Prefeitura Municipal de Arraias, a associação de Apoio PDDE. Tendo também como parceiro da comunidade local na promoção de eventos, como bingos, rifas, bazares, festas e etc.
ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
v  Recursos Materiais:
A escola dispõe de material de manutenção e conservação, tais como:
Equipamentos:
·         01 televisão de 20 polegadas LG,
·         01 televisão de 22 polegadas CCE,
·         01 mimeografo;
·         02 computadores;
·         02 impressora;
·         01 Geladeira de 300 litros;
·         04 armários arquivo;
·         02 relógios de parede;
·         05 ventiladores;
·         01 caixa acústica de som amplificada;
·         01 Globo terrestre;
·         01 Microfone;
·         70 Carteiras universitárias;
·         30 cadeiras infantis de plástico;
·         05 mesas secretárias;
·         03 prateleiras de madeiras;
·         01 prateleira de aço;
·         01 fogão 04 bocas industrial;
·         06 mesas infantis;
·         06 quadros negro de parede;
·         01 telefone;
·         Livros didáticos;
·         Livros literários;
·         Revistas pedagógicas;
·         Coleções pedagógicas variadas;
·         Coleções de alfabeto móvel;
·         09 kits de materiais dourado;
·         03 ábacos;
·         Tipo de Gestão:
Gestão Democrática de ensino público, na forma da lei e da legislação dos sistemas de ensino.
v    Desempenho dos Alunos:
            A política educacional da escola observa a formação do aluno com um todo tatos aspectos físicos quanto psicológicos, sendo com fichas individuais e coletivas, avaliando também resultados das atividades propostas e grupal, pesquisa, comportamento e relacionamentos interpessoais.
v     Participação dos Pais:
      A escola tem desenvolvido ações voltadas para a participação dos pais na escola, incluindo - os em reuniões do Conselho de classe, Conselho escolar, comemorações, festas com fins lucrativos, e em especial no envolvimento com o processo de ensino aprendizagem.
DOS ORGÃOS COLEGIADOS
O Conselho Escolar e Conselho de Classe representam uma conquista democrática que garante a representatividade, a legitimidade e a continuidade das ações educativas de forma participativa e reflexiva entre a comunidade extra e intra - escolar.

CONSELHO ESCOLAR

            O Conselho Escolar é um dos órgãos colegiados representativos da Comunidade Escolar, de Natureza consultiva, fiscalizadora e deliberativa do trabalho pedagógico e administrativo da instituição escolares em conformidade com as políticas e diretrizes educacionais da CMEB observando a constituição, a LDB, o Projeto Político pedagógico e o Regimento da Escola, para o cumprimento da função social e específica da escola.
            São estruturados envolvendo todos os seguimentos da comunidade escolar e comunidade
            As Reuniões serão feitas bimestralmente para discutir sobre assuntos relacionados á escola e outros. As suas competências devem seguir as orientações do Regimento interno do Conselho Escolar.

PRÉ CONSELHO E CONSELHO DE CLASSE    
            O Conselho de classe representa a contextualização da avaliação escolar, constituindo – se assim numa instancia privilegiada de reflexão coletiva na organização do trabalho escolar. O conselho escolar de classe deve ser um processo de avaliação, de coerência de reconstrução e de possibilidades de avanço da prática pedagógica.
            As reuniões dos conselhos de classe serão realizadas no inicio do ano letivo, no final de cada bimestre, podendo ser convocadas reuniões extraordinárias, a qualquer tempo, havendo necessidade para que isso ocorra.
            Na educação infantil, serão feitas reuniões dos professores, juntamente com a coordenação pedagógica e direção para discussão do processo educativo dos alunos e avaliação de seu desempenho.
            São compostos por professores, alunos, pais, coordenador, diretor e o supervisor escolar representante da SEMED.

FORMAÇÃO CONTINUADA

            Nenhum profissional pode considerar “formado” ao sair da universidade. Entretanto, mesmo supondo que a capacitação na graduação fosse totalmente adequada.
            A formação continuada do professor é atualmente uma necessidade cada vez mais premente, visto que vivemos transformações aceleradas em todos os âmbitos: político, econômico, tecnológico cultural e social, carga horária de trabalho excessiva do professor torna sua formação continuada difícil, a formação continuada do professor é necessária em vários campos a começar pelo próprio domínio de conteúdo muitas vezes insatisfatório.
            A formação do professor é um dos elementos fundamentais do processo de ensino aprendizagem
REPRESENTANTE DE TURMA

             O Representante de turma é escolhido através votação pelos alunos.
            É os alunos escolhido pela turma representa os mesmos nas demais instâncias do colégio, em ocasiões especiais ou na defesa dos interesses dos mesmos.
            Os alunos representantes de sala têm como função responsabilidades de participar nas reuniões escolares, obter as melhores notas, organizadores dos alunos na sala.


AVALIAÇÃO (FUNDAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO)

            Quanto à avaliação do ensino - aprendizagem a escola, vendo o trabalho do professor com seriedade, adota a avaliação somativa. Os professores se utilizam de todos os recursos didáticos e pedagógicos como: avaliações, testes, trabalhos apresentações orais e escritas, cadernos com anotações tarefas propostas realizadas em sala de aula ou para casa, participação em projetos desenvolvidos, pontualidade, participação, assiduidade, relacionamento e respeito consigo próprio, com colegas, professores e funcionários. Essa avaliação e justa e verdadeira. As formas de registro avaliativo são a partir de notas na periodicidade bimestral. A recuperação acontece paralelamente em relação à aprendizagem dos alunos e com os mesmos critérios de avaliação bimestral. A forma de comunicação do resultado é feita bimestralmente aos pais através do relatório a média quantitativa exigida e 6,0.            A avaliação institucional e o acompanhamento das ações pelo coletivo da escola são feito semestralmente e as instâncias envolvidas são; Conselho escolar Pais, representante da secretária Municipal de educação representantes de sala, professores, coordenador diretor e servidores gerais. A escola assegurará ao aluno com aproveitamento inferior á 6,0 (seis) insastifatório, aulas de reforço e estudos de recuperação antes do fechamento da ultima síntese de avaliação.
           

A AVALIAÇÃO E O PROFESSOR

            Na avaliação, o professor assume a função de investigador, vendo quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos, e o porquê dessas dificuldades e buscar meios para superá-las, pois quando se utiliza a informação adquirida para criar novas situações de intervenção é que a avaliação pode ser considerada um instrumento de aprendizagem.
            Para uma avaliação precisa e segura, são necessários instrumentos, critérios e registro que enfoquem as várias dimensões do processo educativo e, principalmente, que se saiba interpreta - las para que se tornem eficazes, pois alguns objetivos planejados que não foram alcançados durante o processo de ensino e aprendizagem, necessitarão de ajuste mediante as dificuldades apresentas pelos alunos.
É necessário ao professor:
  • Ter clara a concepção utilizada como suporte da prática pedagógica;
  • Planejar as suas aulas cotidianamente;
  • Estabelecer com clareza o que será avaliado;
  • Dar ao aluno o direito de questionar duvidar e errar;
  • Considerar o erro como um dos indicadores do nível de aprendizagem;
  • Valorizar os acertos dos alunos, incentivando e elevando sua auto_ estima;
  • Registrar os resultados da avaliação para acompanhamento e progressão do aluno;
  • Estimular e incentivar os alunos da superar os desafios;
  • Diagnosticar os avanços e dificuldades dos alunos, propondo atividades de recuperação paralela;
  • Valorizar e respeitar o ritmo de aprendizagem dos alunos;
  • Promover a auto-avaliação do aluno estabelecendo critérios que possibilitem a confiança mútua.
            É de fundamental importância que o aluno participa do processo avaliativo, porque assim ele poderá interpretar o seu desempenho com relação ao desenvolvimento e superar as suas dificuldades e limitações de forma interativa e integrada.
            A integração e a conscientização dos alunos na sua aprendizagem são de suma importância, pois favorece a auto - formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vive.

ASSOCIAÇÃO DE APOIO Á ESCOLA

            A Associação de Apoio representa um elo entre a família escola, pais e os educadores da comunidade escolar, de natureza deliberativa, consultiva avaliativa e fiscalizadora que devem desempenhar um papel integrador e de interação social com objetivo de executar ações que contribuam para o desenvolvimento do processo didático pedagógico e da estrutura física da escola.

MARCO OPERACIONAL

Formação de Turmas

            Para formar turmas se utiliza os seguintes critérios: O pré-escolar 18 a 20 alunos e as demais turmas 20 a 25 alunos. Conforme a estratégia de matricula proposta pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).


ORGANIZAÇÃO INTERNA DA ESCOLA

            A Direção, Equipe Pedagógica, Setor Técnico Pedagógico, Professores e Funcionários possuem suas atribuições e funções específicas de cada setor, bem como, seus planos de ação e projetos para o bom funcionamento da escola e para efetivar o seu principal objetivo que a aprendizagem dos alunos.


Gestão Escolar (organograma)




DIREÇÃO – cabe a esta função de mobilizar/sensibilizar toda Equipe Gestora no sentido de garantir a acessória e permanência do educando com sucesso, promovendo a participação coletiva e democrática da comunidade interna e externa da Unidade Escolar .
EQUIPE PEDAGÓGICA – é o órgão responsável pela coordenação implantação e implementação no Estabelecimento de Ensino, das diretrizes pedagógicas e demais atribuições e funções definidas no Regimento Escolar deste Estabelecimento de Desenvolver as atividades de sala de aula, tendo em vista a apreensão do conhecimento do aluno;
PROFESSORES
·          Proceder ao processo de avaliação, tendo em vista a apropriação ativa e critica do conhecimento filosófico - cientifico pelo aluno;
·          Promover e participar de reuniões de estudo, encontros, cursos, seminários e outros eventos, tendo em vista o seu constante aperfeiçoamento profissional;
·          Participar da elaboração dos planos de recuperação a serem proporcionados aos alunos que obtiveram resultados de aprendizagem abaixo dos desejados.
·         Cabem ainda as demais atribuições e funções definidas no Regimento Escolar deste Estabelecimento de Ensino
EQUIPE ADMINISTRATIVA – serve de suporte ao funcionamento de todos os setores do estabelecimento de Ensino, proporcionando condições para que os mesmos cumpram suas reais funções. Esta equipe e composta por Secretaria, Serviços Gerais e Serviço de Assistência ao Aluno.
·                    A Secretaria é o setor responsável pelo serviço de escrituração escolar e correspondência do Estabelecimento.
·                    Os ASG’s têm como encargo o serviço de limpeza e Manutenção, responsáveis pela merenda escolar do Estabelecimento de Ensino.
·                     Serviço de assistência ao aluno – identificar casos de insuficiência de recursos, proporcionando - lhes soluções de acordo com as possibilidades reais do Estabelecimento.
·                     Cabem ainda as demais atribuições e funções definidas no Regimento Escolar deste Estabelecimento de Ensino

SALA DE APOIO
A escola dispõe de professores que oferecem um atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura, na escrita e nos cálculos essenciais, (adição, subtração, multiplicação e divisão) há um profissional em cada turno onde atende alunos do turno oposto e de acordo as necessidades que seguem no turno que trabalham que são os professores de apoio.
Obs:acrescentar o plano estratégico e a Avaliação para NEEs.





Objetivo Estratégico: Sanar as dificuldades dos alunos
Estratégia: Desenvolver atividades diferenciadas de acordo com as dificuldades dos alunos
Metas: Atingir um resultado qualitativo


Ações
Período de Realização
Responsável
Resultado
Esperado
Indicador
Possíveis Parcerias
Custo
Quem Financia
Inicio
Término
Capital
Custeio

Relaborar o Projeto Viagem pela leitura

Realização mensalmente do dia D da leitura ( Plantão da leitura
Janeiro á Dezembro
A comunidade escolar
Ser capaz de compreender as dimensões da leitura: o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler
Fotos relatórios exposição
-
-
-
-
-
Janeiro á Dezembro
-
Melhorar a leitura interpretação e escrita
Fotos relatórios
-
-
-

-
Janeiro a Dezembro
Marcilene
Ser capaz de resolver e compreender desafios de forma lúdica
Fotos relatórios.

-
-
Projeto meio Ambiente e Sáude
-
Janeiro a Dezembro
Professores
-
Fotos relatórios
Sec. da Saúde
-
-





















Ações
Período de Realização
Responsável
Resultado
Esperado
Indicador
Possíveis Parcerias
Custo
Quem Financia
Inicio
Término
Capital
Custeio

Enviar diariamente a caixa móvel de palavras e frases
Janeiro a Dezembro
Patrícia
Desenvolver a competência leitora e escrita
Fotos relatórios
Pais e alunos
--
-

Elaboração e exposição de jornal mural semanalmente.
Janeiro a Dezembro
Professores
Informar sobre os acontecimentos
Fotos relatórios
Alunos e professores
-
-

Realizar bimestralmente competição de soletração
Agosto a Dezembro
-
Desenvolver a leitura e escrita
Fotos, relatórios
Alunos e professor
-
-

Dia ‘D reforço escolar
-
-
-
-
UFT voluntários
-
-
Projeto
Festival de Talentos.
Dezembro
-
-
-
-
-
-





















Ações
Período de Realização
Responsável
Resultado
Esperado
Indicador
Possíveis Parcerias
Custo
Quem Financia
Inicio
Término
Capital
Custeio
Projeto Inclusão Escolar
Formações Continuadas
Fevereiro
Dezembro






Projeto Aprender cantando
Organizar coral
Agosto
Dezembro
Robson e Antônia Flora
- Amenizar indisciplina
- Elevar a Auto- estima dos Alunos.
Fotos relatos
-
-
-




















FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
CMEB. Profª Lívia Lorene Bueno Maia
Professor (a):___________________________Período ______
Aluno: ________________________________Série/Ano:_____


A-Habilidades previstas para o bimestre:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) Habilidades desenvolvidas:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C) Habilidades em desenvolvimento:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D) Habilidades não desenvolvidas:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Para a definição da média do aluno no bimestre, além das habilidades desenvolvidas e em desenvolvimento observe:







Indicadores


OT
MB
B
R
           Observações

1
Atenção/Concentração





2
Psicomotricidade





3
Relação Intra e Interpessoal





4
Pontualidade/Assiduidade





5
Rendimento Acadêmico (Ao preencher esse campo devem ser Observadas as questões de A e D)





Disciplinas
L. Port.
Matemática











Legenda:
OT: Ótimo (Média entre 9,0 e 10,0)
MB: Muito Bom (Média entre 8,0 e 9,0
B: Bom (Média entre 7,0 e 8,0)
R: Regular (Média abaixo de 7,0)

Assinatura do professor: ___________________________________________
Assinatura do Suporte Pedagógico: __________________________________
Assinatura do Diretor Geral: ________________________________________


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